Churros de feira

maio 15, 2016


Adoro churros! Por mais que consiga apenas comer uns 3 no máximo porque enjoo facilmente deles, continuo a adorar. Lembram-me sempre das festinhas do bairro, do S. João e outras festividades locais mas, agora e desde que aprendi a fazer, posso reviver estas memórias festivas quando bem me apetecer. A receita é super fácil. Quando eu digo super fácil é muito fácil mesmo e, o melhor de tudo, é que leva ingredientes que todos temos na cozinha. A dificuldade está em ter um saco de pasteleiro à mão.

Ingredientes (para aproximadamente 15 churros)
  • 2 chávenas de chá de água
  • 2 chávenas de chá e meia de farinha de trigo sem fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela q.b para polvilhar
Preparação
Numa panela coloca-se a água, a manteiga e a pitada de sal. Deixa-se ferver. Assim que a água esteja a ferver e a manteiga derretida, junta-se a farinha de trigo de uma só vez e começa-se a mexer com a ajuda de uma colher de pau até formar uma bola. Nesta altura, recomenda-se colocar o fogo baixo. Depois de formada a bola de massa, amassa-se um pouco com a ajuda das mãos para tornar tudo mais homogéneo. Cuidado que pode estar quente! Coloca-se a bola de massa dentro de um saco de pasteleiro, montado com o bico em forma de estrela de um tamanho médio. Fazem-se os churros e deixa-se esfriar. É importante que os churros esfriem um pouco pois a massa quente em contacto com o óleo pode causar "bolhas de óleo" que podem queimar a pele. Assim que o óleo estiver bem quente - é necessário estar bem quente mesmo - colocam-se os churros para fritar até dourar. Depois é só polvilhar com açúcar e canela a gosto. Os churros ficam uma delícia também com chocolate, doce de leite ou qualquer outra coisa.

Comer com moderação. Cada 30 gramas de churros têm, aproximadamente, 120 calorias.
Bom apetite!

3 comentários:

  1. Não fazia ideia de que eram tão fáceis. É mesmo o que disseste, dificuldade deve ser ter um saco de pasteleiro à mão, mas vendem-se em quase todos os supermercados (os maiores, pelo menos). Mas se me apanhasse com isso em casa era a desgraça. Churros com açúcar e canela, para mim, são como tremoços - quando começo não paro :x

    ResponderEliminar
  2. Achei muito bonito, apetitoso, fácil de fazer e tudo mais mas quero saber quando casamos. Um bj

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17/05/16, 13:57

    Estou de dieta ( é a primeira) e ainda não posso comer essas coisas (felizmente o lado bom da minha deprimência) looool.
    Mas não sabia que era assim tão, fácil :o

    Beijos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar

Deixa-me a tua opinião. É muito importante para mim.