06 + 01 dicas para desestressar um bocadinho

junho 09, 2016

Não é que eu seja uma pessoa super stressada da vida (algumas pessoas vão dizer que eu sou sim mas confundem stress com a minha impaciência, tá sou carneiro) mas tenho momentos em que sou forçada a fazer algumas coisas por mim, para poder manter o controlo da situação e não cair no abismo e no poço sem fundo do stress. Afinal, aprendi que chorar não resolve quase nada (embora ainda chore muito) e espernear e ser chata em relação a algo também não. O que eu faço quando estou muito stressada e que me ajuda a relaxar pode servir de ajuda para outra pessoa. Como hoje sinto-me altruísta, segue abaixo algumas dicas para dizer "tchau" ao stress. Pelo menos, momentaneamente. 


01. Tomar um duche bem quente. 
E usar e abusar daquele esfoliante corporal que estava ali parado, do sabonete com hidratante, da máscara facial, do creme para o corpo, dos desodorizantes e do perfume. Vestir o pijama e deitar na cama. É claro que a minha mente querida sempre me prega uma partida e vai me relembrar da situação stressante... mas ela vai parecer tão pequena quando o corpo está todo relaxado e existe um cheirinho bom na pele. 

02. Passear/caminhar/ir ao cinema, de preferência sozinha.
Há uns anos eu tinha um sério problema em fazer coisas sozinha. Graças a Merlin, deixei-me disso. Passear pelas ruas sozinha e aproveitar a minha própria companhia é das coisas melhores que faço, relaxa-me e faz-me sentir autónoma e crítica comigo mesma. E ajuda-me a perceber que "Sozinha, também brilho!".

03. Comer um doce, I mean, chocolate.
É preciso dizer alguma coisa? Já está mais do que provado que o chocolate liberta não sei o quê (sou de humanas, sorry) que traz felicidade. Felicidade não combina com stress. Comam chocolate. Só não exagerar. 

04. Fazer exercício físico.
Aquela caminhada longa, aquela corrida, aquele saltar da corda. Suar. Equivalente a "suar é a gordura a chorar", o acto de suar é como o stress a escorrer pelos poros da pele, para fora. 

05. Tirar as roupas todas do armário e voltar a arrumar.
"O quê? Eu estou cheia de stress e ainda vou dar-me a esse trabalho?"
É claro que pode não ter o mesmo efeito terapêutico que tem para mim... mas, tirar todas as roupas do armário e voltar a arrumar direitinho, acalma-me. Além disso, fico sempre surpreendida com a quantidade de coisas que tenho, separo coisas para dar e monto mentalmente já os próximos outfits do dia quando (re)descubro uma peça de roupa que não via há meses e tinha já esquecido da sua existência. Depois pronto, desconto todo aquele stress do dia nas roupas. E assim não incomodo ninguém. Ps: Faço apenas isto quando estou mesmo, mesmo, muito stressada e com vontade de arrancar a tinta das paredes com as próprias unhas. Não sou a maluca que desarruma e arruma o armário todos os dias por qualquer coisinha...

06. Ser grata.
Em vez de focar naquilo que me stressa, tendo a ser grata. Por ter um tecto, amor, amizades, pelo vento estar fraco e naquela brisa leve, pelo pôr do sol lindo, pelo calor, pelo perfume das flores no ar, pelo ouvir da água nas fontes, pelas refeições que posso comer e por gostar muito de mim. 

E se nada acima resultar...

07. Dormir.
Dormir cura tudo. É claro que ao acordar o problema não tá resolvido mas a ideia é deixar de estar stressada, certo?

3 comentários:

  1. Sem dúvida que tomar um banho bem relaxante é coisa que me relaxa e muito *

    ResponderEliminar
  2. Só boas dicas! Em relação à cinco... eu é mais virar o quarto de pantanas, mudar isto e aquilo, fazer limpezas a fundo e depois de não sei quantas horas nisto estar tudo a brilhar. Deixa-me tão bem! Enfim, manias xD

    ResponderEliminar
  3. excelentes dicas! adorei!

    estou a seguir o blog! segue-me de volta se quiseres :P
    beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar

Deixa-me a tua opinião. É muito importante para mim.