Um escape | Porto

março 19, 2017

Apesar de já lá ter estado em pequena e em lugares específicos por causa das visitas de estudo das escolas, ir ao Porto há cerca de 10 anos atrás era sinal de idas ao IPO enquanto a minha mãe andava em tratamentos e, assim, relacionar o Porto como algo lindo e maravilhoso era algo que parecia impossível e nunca tive nem a curiosidade de lá por os pés. Até este fim-de-semana.

Em jeito de "vamos fugir à rotina", aproveitei a minha tarde de folga do restaurante - sim, foi apenas uma tarde na maior correria de sempre - e fugi das lides domésticas em casa. Com a Andreia, apanhámos o comboio urbano e saímos na estação de São Bento, no Porto.

O plano era simples: encontrar a Rute - uma amiga minha que conheci h√° 11 anos virtualmente e j√° nos hav√≠amos encontrado pessoalmente algumas vezes - e o seu namorado e irmos aproveitar aquela zona central do Porto, a sua baixa e a Ribeira. At√© ao √ļltimo comboio, ter√≠amos tempo de aproveitar alguma coisinha. E foram umas 7h bem passadas.

Assim que sa√≠ da esta√ß√£o de S√£o Bento, penso que os meus olhos brilharam para aquele amontoado de edif√≠cios j√° conhecidos pelas ruas da minha terrinha bracarense mas, assim que pisei a Avenida dos Aliados, aquelas constru√ß√Ķes das quais n√£o conhe√ßo hist√≥rias nem nada do que se pare√ßa, roubaram-me o cora√ß√£o. √Č cada constru√ß√£o linda e digna de ser admirada que n√£o tenho palavras. Apesar de j√° ter visto em milhentas fotografias, estar l√° no meio √© outra coisa.

Ao encontrar o casal e como a fome j√° apertava, eles resolveram levar-nos ao "O Diplomata", um espa√ßo pequeno e agrad√°vel onde fui convidada a provar as suas panquecas e milkshake. Porque sempre √© bom matar um pouquinho de saudades do Brasil, comi a minha panqueca com gelado de a√ßa√≠! Contudo, as combina√ß√Ķes s√£o bastantes e o conceito de poder comer uma panqueca numa rua t√£o hist√≥rica como aquela, perto de todo o esplendor da cidade do Porto e dentro de um lugar agrad√°vel e, ainda, com atendimento simp√°tico levam o meu selo de recomenda√ß√£o.

"O Diplomata" fica na Rua de Jos√© Falc√£o nr¬ļ 32.

Após termos abandonado o espaço já passavam das 18h. Em breve ia anoitecer mas isso não tirou nem um pouco a beleza da cidade e, também pareceu o momento ideal para começar a descer (e são muitas descidas mesmo) até à Ribeira que é o cartaz de apresentação da cidade do Porto. Antes disso, no entanto, tive tempo de andar pelas ruas e apreciar o comércio local, assim como outros cafés, detalhes nestas ruas tão portuguesas e antigas e ficar na indecisão de entrar, ou não, na Livraria Lello. Troquei a visita a esta livraria por uma volta maior pela cidade para e só apreciar estes cantinhos e ficou a promessa de que volto lá noutro dia e com mais tempo, BEM mais tempo - afinal quero muito ver as escadas que inspiraram Hogwarts!


Não subi a Torre dos Clérigos (também é algo que preciso me preparar muito para pois sou claustrofóbica e não me imagino naquela escadaria pequena e de um só sentido!), não andei no teleférico, não visitei museus, não entrei no Palácio da Bolsa nem tive um roteiro tipicamente turista. Mesmo assim, senti que aproveitei bem a cidade naquela tarde fugaz.

Mas... a Ribeira.
O passeio at√© √† Ribeira, fez-se j√° com o sol a querer se p√īr. O objectivo era ver o p√īr do sol desde a Ribeira mas chegamos uns minutos depois. N√£o perdeu a magia ver as primeiras luzes acenderem at√© a noite inundar aquela paisagem. Pessoalmente e, assim como imaginava, aquela imagem do rio, as barcas, a ponte ao fundo √© muito mais bonita de noite.

Acabamos a noite a jantar no McDonalds que dizem ser o mais bonito da Europa. Vejam só?

Desde a companhia incr√≠vel, √†s constru√ß√Ķes, ao ar ventoso e fresco desta cidade... a tarde foi maravilhosa. Fiquei fascinada e quero muito l√° voltar. 

Quem sabe num próximo fim-de-semana?

Para verem mais fotos, acompanhem o meu instagram.

3 coment√°rios:

  1. Adorei as fotografias e a minha vontade de ir ao Porto cresce..

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das fotografias. Aguardo ansiosamente por Abril para visitar a cidade :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei a salivar quando vi as panquecas e o milkshake =)

    ResponderEliminar

Deixa-me a tua opini√£o. √Č muito importante para mim.